Se recordo, no ano passado não se falava tanto desta questão. Nem me lembro de outros artistas e/ou países terem recusado. Daí achar normal a participação.
Este ano, e pelo que se tem passado, sim, faz sentido esta pressão e tomadas de decisão. E sim, grande orgulho nestes artistas.
To be fair, os artistas não têm o dever de ação política, que é o que isto é. Os miúdos dos Napa são só artistas que querem cantar ( e por sinal, bem).
Podem ter voz política, mas não lhes é requerido e o facto de uns não terem estas posições mais activistas não os memoriza como artistas.
Nós, como pagantes da RTP e da Cultura em Portugal, sim, deveríamos ter essa voz activa. Os artistas que têm poucas oportunidades e rendimentos de merda nos inícios de carreira não têm culpa nenhuma do ambiente geopolítico.
É um óptimo exemplo que não permite qualquer comparação com o que estamos a falar. É fácil falar de princípios quando se vem de um sítio de privilégio.
De acordo com o Google,
John McEnroe has an estimated net worth of approximately $100 million (£73.1 million) as of mid-2025.
A maior parte dos artistas portugueses não ganham dinheiro suficiente para pagar as contas.
Porque é que essa lapalissada é um argumento? Estamos a falar de um tipo que tem net worth de cem milhões comparado com malta que nem dinheiro para pagar as contas tem, da arte.
É triste que tenham que ser os artistas a ter esta demonstração de força quando deveria ter sido a própria RTP a recusar a participação, nestas circunstâncias.
Espero que os projetos que faltam também acabem por aderir ao boicote ou que finalmente alguém ganhe vergonha a nível institucional.
O administrador da RTP é um grande cartilheiro que o Costa lá pôs de proposito para controlar a informação em Portugal.
Presumo então que te estejas a referir a esses não vá alguem pensar noutra coisa.
Ya mano, o Costa tá na europa a manipular os media portugueses
Ninguém está a falar do Costa ou do Montenegro, vai muito para além disso, mas vocês são tão pequenos na vossa cegueira que só sabem dizer URRRR DURR COSTA
Já que és tão grande vê se vês a relação do envio pelo PS da lei da nacionalidade para o TConstitucional e o aparecimento pouco tempo depois de filas de milhares de pessoas em Israel para uma corrida de ultima hora à nacionalidade.
Não discordo das críticas, mas questiono, se Israel se tivesse qualificado para o Mundial de 2026, será que haveria a mesma exigência para a Seleção Nacional desistir? Porque é que não houve esta exigência por terem sequer permitido a possível qualificação?
Eu concordo com a posição humanitária, mas acho que falta coerência. A Eurovisão não é exatamente o palco mais importante para este tipo de tomadas de posição. É fácil pedir boicotes aqui porque francamente, o custo real é baixo. Por causa disto, dá a ideia que isto é mais uma posição moral para likes do que propriamente para outra coisa qualquer.
Estava a referir-me no Mundial... Israel jogou para se qualificar, simplesmente não conseguiu. Mas não vi as pessoas exigirem à Federação para boicotar a participação da seleção nacional.
Ah compreendido. Para coerência da Espanha (embora sejam autoridades diferentes, claro), defenderam a exclusão de Israel e ameaçaram com boicote se se qualificasse. Era improvável que se qualificasse pelo que é uma posição no mínimo pragmática.
A Eurovisão não é exatamente o palco mais importante para este tipo de tomadas de posição.
Não é o mais relevante, mas é certamente dos que faz mais sentido. A Eurovisão é um bastião cultural europeu, e consistentemente progressista. Se há lugar em que a moralidade deva tomar prioridade, é aqui.
O mais engraçado é que o pontapé de saída de politizar este concurso já começou do lado que se autointitula de anti-politização. Isto é, no concurso final, o próprio Israel foi 5º e 2º lugar no televoto dos últimos anos por mera filha da putice.
Com toda esta locomoção, diria que têm a próxima edição em 80% de garantido. Os 4 marrecos se forem inteligentes o suficiente, também se juntem ao comboio.
Não sei como é que não perceberam a ironia de acabar com esta linha o mesmo comunicado em que dizem que vão boicotar um festival de música...puramente por motivos políticos 🤦
Já é uma retórica chata. Nem Israel nem a Palestina agiram bem, leiam, informem-se antes de sequer comentar bosta!
Pronto, não querem participar então deixem para quem queira, há muita gente com muito talento que iria agarrar esta hipótese com unhas e dentes. Mas hoje em dia é tudo ativista de sofá.
Não colocando a minha opinião na análise que vou fazer, pergunto-me: Porquê só a Eurovisão? O protesto só deve ser feito pelo vencedor? Porque não boicotar o processo desde início? Se estão contra a participação de Portugal, porque é que fazem metade do caminho? Faziam mais mossa se desistissem do Festival all together...
PS: eu sei porque é que não desistem, a exposição de algum destes poder dizer "Eu ganhei e não vou" é muito maior do que dizer "Eu não participo". E a exposição que o FdC transmite no mercado nacional da área musical de cada um destes músicos é bastante grande, portanto não vão deixar de participar...
EDIT: para complementar com notas de comentários mais abaixo: acho que a desistência em massa nesta fase faria mais mossa do que só um se resultar e subirem estes todos a palco.
A única diferença óbvia para mim é que se todos desistissem agora a RTP simplesmente faria o festival com os restantes e depois não havia consequência visível.
Terem de ir arranjar uma quantidade significativa de participantes à lista de segundas escolhas começa por ser um transtorno do caraças e deixar uma figura foleira. Quanto mais tempo demorassem a apresentar os ditos participantes quereria dizer que mais gente iria recusar participar. Acho sinceramente que fazia muito mais mossa na reputação da RTP...
Festival da canção é algo nosso, local, que por acaso, normalmente nomeia quem vai à Eurovisão, mas o festival ocorre até quando Portugal não participa na Eurovisão.
Logo, só porque os contestantes não pretendem ir à Eurovisão, não quer dizer que não querem ir ao Festival da Canção.
Era muito mais cómodo ficar calado ou dizer uns lugares comuns como os fizeram os Napa no ano passado.
Muito bem, grande orgulho nestes artistas!
Se recordo, no ano passado não se falava tanto desta questão. Nem me lembro de outros artistas e/ou países terem recusado. Daí achar normal a participação.
Este ano, e pelo que se tem passado, sim, faz sentido esta pressão e tomadas de decisão. E sim, grande orgulho nestes artistas.
To be fair, os artistas não têm o dever de ação política, que é o que isto é. Os miúdos dos Napa são só artistas que querem cantar ( e por sinal, bem).
Podem ter voz política, mas não lhes é requerido e o facto de uns não terem estas posições mais activistas não os memoriza como artistas.
Nós, como pagantes da RTP e da Cultura em Portugal, sim, deveríamos ter essa voz activa. Os artistas que têm poucas oportunidades e rendimentos de merda nos inícios de carreira não têm culpa nenhuma do ambiente geopolítico.
Tens aí um bom exemplo de princípios.
https://www.news24.com/sport/mcenroe-turned-down-1m-to-play-in-sa-during-apartheid-20180510
É um óptimo exemplo que não permite qualquer comparação com o que estamos a falar. É fácil falar de princípios quando se vem de um sítio de privilégio.
De acordo com o Google,
A maior parte dos artistas portugueses não ganham dinheiro suficiente para pagar as contas.
O que há mais por aí é gente com dinheiro a vender a alma ao diabo por mais uns trocos.
Porque é que essa lapalissada é um argumento? Estamos a falar de um tipo que tem net worth de cem milhões comparado com malta que nem dinheiro para pagar as contas tem, da arte.
Os NAPA ja disseram publicamente que sao contra Israel na Eurovisao.
Pelo contrário, no meio artístico esta é a posição mais cómoda.
No meio artístico em Portugal nada é cómodo.
É triste que tenham que ser os artistas a ter esta demonstração de força quando deveria ter sido a própria RTP a recusar a participação, nestas circunstâncias.
Espero que os projetos que faltam também acabem por aderir ao boicote ou que finalmente alguém ganhe vergonha a nível institucional.
A Islândia já saiu.
Os conas de sabão da direcção da RTP estão à espera de quê mesmo? De fazerem figuras ainda mais ridículas?
Os conas de sabão da RTP fazem o que os amos lhes mandam, não esperes grande coisa vinda deles
O administrador da RTP é um grande cartilheiro que o Costa lá pôs de proposito para controlar a informação em Portugal.
Presumo então que te estejas a referir a esses não vá alguem pensar noutra coisa.
Ya mano, o Costa tá na europa a manipular os media portugueses
Ninguém está a falar do Costa ou do Montenegro, vai muito para além disso, mas vocês são tão pequenos na vossa cegueira que só sabem dizer URRRR DURR COSTA
Ya mano, eu sei que incomodei a narrativa
Já que és tão grande vê se vês a relação do envio pelo PS da lei da nacionalidade para o TConstitucional e o aparecimento pouco tempo depois de filas de milhares de pessoas em Israel para uma corrida de ultima hora à nacionalidade.
Afinal não pensamos muito diferente…
Deixa o clubismo de parte, só te fica mal
O quê, são os judeus?
All zionists are Jews but not all Jews are Zionists. Dás me perceber?
O dinheiro não tem cor nem religião amigo
Porque é que os ricos são todos zionistas, então?
E podem muito bem pensar outra coisa que não estão muito errados.
Conas de sabão e "fazerem figuras" por se recusarem a imitarem outros países com um gesto puramente performativo para inglês ver? 😂
Outro ativista de sofá
Não discordo das críticas, mas questiono, se Israel se tivesse qualificado para o Mundial de 2026, será que haveria a mesma exigência para a Seleção Nacional desistir? Porque é que não houve esta exigência por terem sequer permitido a possível qualificação?
Eu concordo com a posição humanitária, mas acho que falta coerência. A Eurovisão não é exatamente o palco mais importante para este tipo de tomadas de posição. É fácil pedir boicotes aqui porque francamente, o custo real é baixo. Por causa disto, dá a ideia que isto é mais uma posição moral para likes do que propriamente para outra coisa qualquer.
Mas é isso que está a acontecer. Como a participação de Israel foi permitida, há países a boicotar a competição.
Não há qualificação nenhuma. Há sim, semifinais, mas ocupam 2 dos 3 dias do evento. Participar, todos os que estão inscritos participam.
Estava a referir-me no Mundial... Israel jogou para se qualificar, simplesmente não conseguiu. Mas não vi as pessoas exigirem à Federação para boicotar a participação da seleção nacional.
Ah compreendido. Para coerência da Espanha (embora sejam autoridades diferentes, claro), defenderam a exclusão de Israel e ameaçaram com boicote se se qualificasse. Era improvável que se qualificasse pelo que é uma posição no mínimo pragmática.
€€€, se Israel se qualificasse para o Mundial nenhuma seleção iria abdicar do seu lugar
Eurovisao não é tão viável em termos financeiros então as questões éticas falam mais alto
Na realidade a federação espanhola disse que não iria ao mundial caso Israel fosse.
De qualquer maneira a probabilidade de Israel ir ao mundial era ínfima
Não é o mais relevante, mas é certamente dos que faz mais sentido. A Eurovisão é um bastião cultural europeu, e consistentemente progressista. Se há lugar em que a moralidade deva tomar prioridade, é aqui.
Se a moralidade devia tomar lugar então os artistas que não concordam com a decisão não deveriam usar a plataforma da RTP para se auto-promoverem...
Moral é isto.
Os artistas não têm dever mas têm direito. O direito à opinião política abrange todos, independentemente da sua profissão.
Vai ganhar um dos que não assinou isto.
Caso o festival se realize, estou curiosa para ver se a Inês Lopes Gonçalves vai apresentar ou não, já que o marido não quer participar.
O casamento não torna as pessoas uma. Continuam ambos pessoas independentes e com decisões próprias.
Obviamente. Continuo a ter curiosidade para ver o que vai acontecer.
Orgulho!
O meu muito obrigado a estes artistas
Bem!
Esperemos que haja coragem da RTP e do governo (boa sorte) para fazer o que é moralmente correto e justo.
12 em 16 e por coincidência vai logo ganhar um dos 4 que sobram…..
Esperemos que sim. Estes nem deveriam ser autorizados a participar.
O mais engraçado é que o pontapé de saída de politizar este concurso já começou do lado que se autointitula de anti-politização. Isto é, no concurso final, o próprio Israel foi 5º e 2º lugar no televoto dos últimos anos por mera filha da putice.
Com toda esta locomoção, diria que têm a próxima edição em 80% de garantido. Os 4 marrecos se forem inteligentes o suficiente, também se juntem ao comboio.
O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a Rediquette e as Regras antes de participares.
Algumas notas sobre o r/portugal:
Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
Se a organização já sabe disto, é desclassificar imediatamente.
Deixar trabalhar quem quer!
É dar lugar a quem quer participar. Fácil.
Oh não! anyway
E ter de escolher 1 entre 4 canções é suposto ser uma coisa negativa?
Não sei como é que não perceberam a ironia de acabar com esta linha o mesmo comunicado em que dizem que vão boicotar um festival de música...puramente por motivos políticos 🤦
Lembrar de um certo problema que aconteceu também num certo festival de música, em outubro vá.
Falas como se isso fosse algo anormal naquela zona, vamos ser honestos, deu que falar apenas por causa de quem era as vitimas.
https://www.aa.com.tr/en/middle-east/israeli-army-storms-palestinian-wedding-ceremony-in-hebron-arrests-groom/3468367
https://english.wafa.ps/page.aspx?id=om1KWba51590723118aom1KWb
https://english.wafa.ps/Pages/Details/116767
https://poica.org/2020/09/demolishing-a-wedding-hall-in-jubara-tulkarm-governorate/
https://www.timesofisrael.com/settlers-said-to-burn-down-wedding-hall-paint-death-to-arabs-in-west-bank-village/
https://www.palestinechronicle.com/israeli-forces-demolishwedding-hall-in-west-bank/
https://www.reddit.com/r/Palestine/comments/1n86ipa/life_before_oct_7th_never_forget_when_israel/
https://www.aljazeera.com/news/2021/7/29/israeli-soldiers-target-palestinians-at-boys-funeral
https://www.timesofisrael.com/2-palestinians-killed-after-settlers-said-to-ambush-funeral-in-west-bank/
https://www.tasnimnews.com/en/news/2023/10/07/2967390/israeli-forces-clash-with-palestinians-at-funeral-procession-in-west-bank
https://www.theguardian.com/world/2025/jun/26/west-bank-town-kafr-malik-mourns-its-dead-israeli-settler-attack
Já é uma retórica chata. Nem Israel nem a Palestina agiram bem, leiam, informem-se antes de sequer comentar bosta! Pronto, não querem participar então deixem para quem queira, há muita gente com muito talento que iria agarrar esta hipótese com unhas e dentes. Mas hoje em dia é tudo ativista de sofá.
Quem é esta? Aliás quem é esta e os outros?
Esses 12 deviam dar o lugar a quem realmente tenha intenções de ir à final caso seja vencedor
Por mim trocava tudo por bandas militares.
Heil Musick!
Exatamente a minha dúvida, se não querem ir pq se inscreveram na competição que basicamente significa que quem ganha vai à Eurovisão?
Ahhhh já sei a resposta, assim não tinham direito a publicidade de borla e não apareciam na televisão 😅
Acho que deviam dar os seus lugares a artistas que não queiram politizar o concurso nesse caso, mas respeito a decisão deles na mesma
Arte é e sempre foi politizada, desde valores sociais incutidos a militâncias deliberadas.
Achar que a Eurovision não é politizada em pleno 2025. Este sub tem com cada pérola!
Infelizmente já sabia que a Eurovision era politizada, só acho que não devia ser.
Não colocando a minha opinião na análise que vou fazer, pergunto-me: Porquê só a Eurovisão? O protesto só deve ser feito pelo vencedor? Porque não boicotar o processo desde início? Se estão contra a participação de Portugal, porque é que fazem metade do caminho? Faziam mais mossa se desistissem do Festival all together...
PS: eu sei porque é que não desistem, a exposição de algum destes poder dizer "Eu ganhei e não vou" é muito maior do que dizer "Eu não participo". E a exposição que o FdC transmite no mercado nacional da área musical de cada um destes músicos é bastante grande, portanto não vão deixar de participar...
EDIT: para complementar com notas de comentários mais abaixo: acho que a desistência em massa nesta fase faria mais mossa do que só um se resultar e subirem estes todos a palco.
Porque complicam a vida à RTP se participarem, ganharem e recusarem ir.
É uma opinião/razão válida. obrigado. Mas será assim tão diferente abandonar "já" em bloco ou "sozinhos" lá mais à frente?
A única diferença óbvia para mim é que se todos desistissem agora a RTP simplesmente faria o festival com os restantes e depois não havia consequência visível.
Terem de ir arranjar uma quantidade significativa de participantes à lista de segundas escolhas começa por ser um transtorno do caraças e deixar uma figura foleira. Quanto mais tempo demorassem a apresentar os ditos participantes quereria dizer que mais gente iria recusar participar. Acho sinceramente que fazia muito mais mossa na reputação da RTP...
Festival da canção é algo nosso, local, que por acaso, normalmente nomeia quem vai à Eurovisão, mas o festival ocorre até quando Portugal não participa na Eurovisão.
Logo, só porque os contestantes não pretendem ir à Eurovisão, não quer dizer que não querem ir ao Festival da Canção.
Fácil, escolher quem queira participar. E estes que gostam de fazer barulho e brincar aos revolucionários, que sejam expulsos.
Foda se, por mim voltava a Rússia também