Ou seja: Lula e Bolsonaro nao sao comparáveis

  • Pressinto que os comentários aqui serão mais radioativos que chernobyl.

  • Essa opinião não é popular mas nem fodendo. Talvez na bolha de vocês aqui do reddit.

    E o post é objetivamente errado também. Nem Lula, nem Bolsonaro são "extremos" em seus respectivos espectros. São ambos muito fisiológicos e alinhados ao projeto do centrão, inclusive.

    Como você ousa usar racionalidade aqui??? Será violentamente agredido por downvotes, aguarde!!!

    Eu não permitirei, tome meu upvote!!

    Eu também! Tome mais um upvote!!!

    Eu também, mas por um lado, e triste pensar que o Reddit tá virando o antigo Twitter — a não ser que antes ele já era assim, eu não sei bem —

    Vc tem um ótimo ponto. Mas estamos no reddit, aqui não é lugar pra ter bons pontos... A próxima vez é ban. Fica avisado!

    O que muita gente falha é a diferença de julgar uma figura política pela sua fala e pelas suas ações.

    Se o Lula fosse muito fiel a suas falas a gente já teria visto uma mudança muito radical no nosso sistema econômico (sendo que o mesmo defendeu que o melhor sistema é o aplicado em Cuba) mas mesmo depois de quase 12 anos no poder ele só fez questão de ficar no centrão.

    Economicamente e talvez até em aplicacao pratica de políticas de governança sim.

    Mas pessoalmente bolsonaro é claramente seguidor do modelo trump de transformar ser um babacão em posição política (ele só não tem força política nem inteligência política pra colocar isso pra frente)

    Combinado com a pagação de pau pra ditadura e imitação de facista, pra mim isso conta como extremismo sim - só um extremismo mal feito, como tudo no Brasil.

    O cara defende ditadura, defende tortura, era melhor amigo dos representantes da extrema-direita na sua época (Netanyahu, Orban, Trump), era abertamente homofóbico e teve polêmicas envolvendo racismo, era abertamente misógino, tentou dar um golpe de Estado contra a democracia, mas na cabeça do cara ele não é de extrema-direita porque fazia concessão pro Centrão e porque teve origem no Centrão. Isso só prova que o Centrão é DE DIREITA e que tem uma penca de gente de extrema-direita lá no meio, e não que o Bolsonaro é moderado.

    O que acho engraçado é a galera confundir espectro ECONOMICO com preconceitos e outras coisas do tipo e métodos de tortura. Homofobia, racismo,tortura, golpe de estado são CRIMES que podem ser cometidos tanto por Governos e pessoas de esquerda quanto de direita. Venezuela, Rússia, Coreia do Norte, dentre outro países são alinhados à esquerda e praticam tais crimes, por exemplo.

    Rússia alinhada com a esquerda aonde? Kakakakakakakakkakaka a Rússia e mais conservadora que os EUA e a Europa kakkakakka.

    Parabéns, você provou o meu ponto. Direita não é sinônimo de conservadorismo, no Brasil o que você mais vê é esquerda conservador (tirando a galera jovem). Ser conservador não é exclusividade de direita. Direita se refere a forma de regir a economia de um país, e não a ser autoritário nos costumes, apesar de frequentemente isso estar associado em nosso país.

    Parceiro, o partido do presidente russo é considerado de espectro de direita nacionalista, a Rússia é literalmente a fomentadora de movimentos de Direita ao redor do mundo, ela é exaltada por muito países de direita(como o Orban), e inclusive também tinha boas relações com o Bolsonaro. Comparar Rússia com Coreia Do Norte e Venezuela é equivocado em qualquer parâmetro. Vamos pegar o econômico que você falou. A Rússia é uma economia capitalista plena, dentro do espectro de um capitalismo regido em partes pelo Estado, em partes por oligarquias e em parte pelo mercado, mas está muito longe de ser considerado de esquerda, até pq o estado não regula as empresas em si, e sim as condições econômicas, e intervem em situacoes onde a Oligarquia ou o Mercado pode afetar o governo central, mas nao atua como um governo socialista, ou socio-democrata(por exceto educação universal e saúde publica) Coreia do Norte e uma ditadura comunista, e a Venezuela dizer que tem economia e um eufemismo. A Rússia economicamente se assemelha mais a Coreia do Sul do que a Coreia do Norte ou a Venezuela. Direita e esquerda são relativos à cada localidade(Em israel seria ser a favor ou contra a palestina, mas dentro do que se considera direita e esquerda no Brasil, a Rússia é de direita(e na visão de vários países também)

    A Russia é um estado totalitário que as oligarquias controlam a economia seja por suas empresas ou através de subsidiárias estatais, além de possuir leis fortes para que o Estado intervenha da forma que quiser na economia, isso não é de direita. Direita prega o liberalismo econômico.

    Quanto a Venezuela, o regime que hoje governa a Venezuela e fruto do Chavismo, um governo de esquerda em sua essência.

    O meu ponto é simples e você não entendeu, Direita e Esquerda é um conceito que se refere puramente a economia, porém as pessoas deturpam ele para taxar pessoas em determinado espectro com base nos costumes, religião, o que quer que seja. Você pode ter Israelitas de direita economicamente que defendem a Palestina, não é fulano defender a Palestina que o torna de esquerda, é um argumento raso.

    Você pode ter Israelitas de direita economicamente que defendem a Palestina, não é fulano defender a Palestina que o torna de esquerda, é um argumento raso.

    Você que não entendeu, direita e esquerda são relativas a localidade, em Israel direita e esquerda e basicamente isso.

    A Russia é um estado totalitário que as oligarquias controlam a economia seja por suas empresas ou através de subsidiárias estatais, além de possuir leis fortes para que o Estado intervenha da forma que quiser na economia, isso não é de direita. Direita prega o liberalismo econômico.

    Não é toda direita que prega liberalismo econômico, espectro político não se resume a um tipo de economia somente. A Rússia em todos os aspectos e um país de direita, incluindo economia, por estar atrelado ao um capitalismo de Estado ou Clientista, semelhante a Coreia do Sul, as oligarquias não reinam, na verdade elas só estão lá pq o governo central permite e ve como util, mas nao muda o fato de ser uma economia capitalista plena e que tem coisas fundamentais(como propriedade privada). Os EUA sob Trump são de Direita, e não pregam necessariamente o liberalismo econômico pleno(nem os EUA faz isso, muitas empresas são protegidas pelos EUA como a Boeing e a Lockheed), tanto que o protecionismo é uma política dos EUA para defender suas empresas e nem por isso deixam de ser de direita. O Facismo e o Nazismo são indiscutivelmente de direita, mas não pregam o liberalismo econômico, ao contrário abominam ele. Esquerda e Direita não se refere a economia somente, o Próprio conceito original que foi costurado na revolução francesa tinha caráter SOCIAL, não econômico, isso veio depois. Esquerda e Direita se referem mais a Progressistas e Conservadores, e que muda com o tempo

    Gosto da fala do Toledo de que na verdade seria mais correto chamar  "Arenão"

    ser facista nao é sempre igual a ser de direita mané

    Toma essa lapada na LATA, minions.

    Obrigado por compartilhar. 👍

    Quando um fato é constatavel até na Wikipedia, a pessoa tem que ser cega pra negar

    Não que eu ache que eles sejam extremos, mas o Lula também é amigo de representantes da extrema esquerda, também defende ditaduras de esquerda, também já foi homofóbico, também já foi misógino e não preciso nem dizer nada sobre fazer concessões para centrao. O mensalão foi literalmente uma mesada pro centrao.

    Perfeito.

    Sintetizou muito bem o que realmente deveria estar em evidência por esses paladinos das analogias estúpidas que ainda tem a pachorra de ruminarem "você tem um bom ponto, mas o reddit mimimi&popopó"...

    Cara, eu juro que tento acreditar e pelo bem dessa própria galera, que quem propaga esse tipo se imbecilidades, é só um imbecil iletrado politicamente e não um sujeito com defeitos gravíssimos de caráter sendo desonesto intelectualmente, pois aí a régua vai baixar demais pra que essa tratada de forma minimamente digna.

    É que a galera realmente acha que o que hoje é considerado "direita" e "esquerda" aqui no Brasil, são realmente os pensamentos extremos, mas não. Não existe nem a verdadeira Direita nem a verdadeira Esquerda aqui no Brasil, apenas subdivisões delas.

    Mas o centrão aqui no Brasil nao necessariamente representa o espectro de centro político. São neoliberais

    O pessoal só acredita no que quer acreditar, ou no que as pessoas da bolha política que ele frequenta falam, viraram massa de manobra e ainda não perceberam.

    Acho que o pessoal considera o Bolsonaro extremista pela tentativa de golpe, e nesse quesito eu concordo, mas de fato as ações dele foram mais pro centro tal qual o Lula

    Eu concordo com você nesse aspecto. Mas o Lula, além de financiar ditaduras no exterior, instaurou a própria ao comprar votos de parlamentares com propina nos escândalos do mensalão e petrolão. Ambos possuem tendências autoritárias

    pelo menos você se sentiu inteligente escrevendo isso?

    Bolsonaro não é extremo? Quem está à direita dele?

    Se Bolsonaro não defendesse a saudasse a ditadura nem tivesse tentado dar um golpe de estado, isso talvez fosse verdade.

    O que você falou é verdadeiro, mas se eu quiser assumir a sua lógica, posso dizer que o Lula expressamente financiou ditaduras no exterior, e instaurou a própria comprando votos de parlamentares com propina no mensalão e petrolão.

    Ambos flertam com ditaduras, nesse sentido.

    Bozo é facho, Fascismo é de extrema direita.

    Eu não sei se você é muito jovem pra ter vivido a política ou era muito alienado na época. 

    O que você disse é factualmente errado. Não é uma questão de opinião, é só ignorância da realidade dos fatos.

    O presidente não tem poder absoluto no Brasil e por óbvio não pode agir como agiria se tivesse esse poder.

    As ideias que o Bolsonaro são de extrema direita, as ideias que o Lula defende e pratica não são de extrema esquerda. 

    Eu falar isso não vai convencer ninguém, só fiz papel de um iluminado arrogante. 

    Mas é mais um desabafo haha

    Realmente você só fez o papel de iluminado arrogante, e assumiu pressupostos questionáveis como se fossem obviedades pra insinuar ataques pessoais, mas é isso que acontece aquo mesmo kkkkkkkkkkkkkkk

  • só existe esquerda e extrema direita pro reddit

    vc só ta repetindo frase ou nn acha o Bolsonaro de extrema direita?

    o negocio é achar que nao existe extrema esquerda ou esquerda radical

    mas vc acha o Lula de extrema esquerda?

    acho que ele ta velho demais

    O campo da direita está dominado pelos extremistas. Não é que "só existe extrema direita", é que a direita moderada não está conseguindo se viabilizar.

  • Eu concordo.. porém brasil né.. só vai pra cadeia opositores políticos..

    Esse e o exato ponto que eu falei.. obrigado por provar o meu ponto.. pesquisei sobre o assunto e tá claro que foram ACUSAÇÕES.. até onde procurei não tiveram provas.. e esse e o ponto.. caso de fato esse cara seja ruim pra sociedade eu quero que ele se foda.. cadeia ou melhor.. morte.. porem como eu disse.. só vale se for de direita.. de esquerda passa em branco..

  • 60% do legislativo é centrão, óbvio que o Lula vai ter que ceder dezenas de vezes antes de conseguir qualquer benefício para o trabalhador, o que ele faz com extrema destreza, apesar da desvantagem numérica. Agora está espectativa de pureza ideológica só existe em ditaduras só existe: quando matar 30 mil começando pelo FHC como defende a décadas o Bolsonaro. Lula é radicalmente a favor da democracia, Bolsonaro é radicalmente defensor da ditadura essa é a diferença.

  • São dois corruptos que são aclamados por grandes massas.

    Sim. Resultado do populismo, que é uma forma de autoritarismo indireto, pois acaba por defasar a democracia através de controle e manipulação emocional do povo. É exatamente essa a situação do Brasil. As pessoas veem e defendem Lula e Bolsonaro como se estes dois fossem Jesus Cristo.

    Só não prova, né 🤪

    Claro, acredite cegamente neles.

    Cegueira é acreditar em discurso pronto sem prova.

    Cegueira é acreditar cegamente que o teu político não quer nos ver na merda, que ele se importa de verdade, que ele não rouba dos cofres públicos. Não foi nada provado oficialmente, mas o povo que acredita que o político é santo, que todas as besteiras que ele faz tem que ser defendidas, que "são iniciativas boas, o Brasil vai vencer agora", essa ilusão que o Brasileiro quer manter é foda, sendo que o Brasil nunca vai melhorar já que os políticos são o reflexo do povo.
    Tal povo que sempre se engana com um discurso populista, que realmente não se importa se a educação está melhorando, se temos hospitais REALMENTE funcionando _e não várias construções vazias_, se temos escolas de qualidade e se não temos uma sociedade infectada pelo crime organizado _e que o político favorito de muita gente negocia a entrada na favela. Já fazem tantos anos que o Lula está com o mesmo discurso e pouquíssima coisa mudou. Eu reafirmo, todos os políticos são iguais, o sistema governamental é igual (corrupto), há corrupção até na droga do mercado, o "jeitinho brasileiro", discursos de "Amazônia livre de poluição, o meio ambiente não merece isso" e usando LITROS DE COMBUSTÍVEIS FOSSEIS E POLUINDO TUDO, uma baita hipocrisia que sempre é defendida. Milhares de gastos com joias, carros particulares, aumento no salário dos deputados e dos senadores, gastos absurdos com viagens, cortes de funcionários públicos em vários setores, aumento enorme no preço dos produtos (especialmente alimentos) e isso sendo respondido _ta caro? não compra. Quase tudo foi desse ano, mas claro, tem que acreditar, né?

    Parei na parte do "não foi nada provado oficialmente".

    Se você sabe de algo que o Judiciário ignora, favor avisar ao Ministério Público.

    Se não sabe de nada, favor parar de acusar sem provas.

    No mais, isso é tudo chorume. Vai latindo que a caravana vai andando.

    o retrato do brasileiro:

    Vai ser sempre assim. Com todos os problemas do país, ainda assim um miserável como tu insiste em defender o político favorito.

  • Lula é da velha centro-esquerda nacional-desenvolvimentista. Lembram do Ciro Gomes em 2018? Aquilo ali só que bem light.

    A « nova » esquerda está mais interessada em pautas que a velha esquerda não liga. Economia sustentável ? Mulheres ou pretos no STF? A velha esquerda não liga pra isso. Discursa bem, mas na hora de fazer de fato, age como sempre.

    Quem é progressista ou se considera de esquerda vai de Lula por hábito ou pq é o que tem pra hoje (me encaixo nesse último grupo).

    A velha esquerda eram os socialistas, os social democratas e os anarquistas. Essa nova esquerda não sabe o que abordar e não sabe abordar também.

  • A esquerda brasileira é centro e a direita brasileira é centro. No final, a falsa ilusão de escolha nos leva a pensar que teremos outra opção, mas sempre será um governo de centro levemente inclinado ao populismo ou levemente de direita. O que diferencia um político do outro é se o governo for bom ou ruim, mas esquerda/direita não significa nada para nós e, pasmem: nenhum candidato bom a presidência está presente para nós elegermos (e mesmo que estivesse, as massas não votariam nele, provavelmente)

    Não existe isso. O espectro se esquerda e direita é definido dentro de um mesmo país, do que a gente tem aqui, Bolsonaro é com ctz o mais a direita que tem. Mas, se for olhar para fora, vai ver pessoas mto mais de direita

  • Mais um dia, mais um post arrombado com opinião política arrombada querendo de passar por popular...

  • Mais um pra série "diga que é esquerda, mas sem dizer que é de esquerda" só que desta vez com propaganda eleitoral antecidada

  • Achar que o bonoro é extrema direita é patético

    o que falta pra ele ser?

    pergunta retórica, porque nenhuma resposta sua me interessa.

    Falta meu pau na sua mão

    Bolsonaro é centro quase centrei esquerda. Aumentou gasto público, fez populismo, não privatizou nada, até o Lula capitalizou mais na petrobras do que o Bozo na eletrobras. Brasil tem esquerda e centro, só não enxerga quem não quer.

    Chegamos na tão esperada data que o gado começaria a chamar o Bolsonaro de esquerda, pqp

    Kkkkkkkkk o gado esquerdista chamando outro gado esquerdista de gado. Só no reddit pra ver isso kkkkkkkkkk

    Já a besteira que você falou é bem comum ver aqui.

    Irmão, Mussolini aumentou gasto público, fez populismo e não privatizou nada. O mano é de esquerda tbm?

    os caras realmente acham que mais estado = esquerda

    Não ironicamente, um dos Estados que mais gastou é cresceu, e que os direitistas (principalmente os Ancaps) idolatram é a Coreia do Sul

    Bolsonaro centro esquerda

    Como não? Ele gabarita os requisitos

    É idolatrado por reacionários. Então é extrema direita sim.

  • Só o eleitor do lula é de esquerda, painho é liberal pra cacete

    Não acho, a questão é que a direita é muito incompetentemente, e não consegue conversar com todos, falam somente para os que pensam igual a eles, esses votos não deveriam ser o foco principal, pois já são deles. Veja a ultima declaração do Tarcísio, que o objetivo da direita é somente vencer a esquerda, assim sendo a direita vai em peso, já os que não tem uma ideologia tão radical, vão ficar pensando se vale a pena votar em alguém, cujo o único projeto é derrotar a esquerda.

    Eu entendo e concordo.

    Oque eu quero dizer é que a maioria dos projetos do Lula são criados pra movimentar dinheiro de empresas fora do governo. O eleitor e discurso do Lula é de esquerda, obviamente, mas as ações dele volta e meia tendem a ser liberais.

    A questão é governabilidade, eu particularmente acho até bom que as pautas não sejam muito de esquerda, o mundo é muito duro, não da pra romantizar, sem falar que querendo ou não temos algumas oportunidades, a questão é que nem todos fazem o básico do básico para ter uma vida melhor. Qualquer presidente que tentar mudar o jogo vai ser expurgado do sistema.

    Bom concordo de novo então lol

    Queria ver esse Lula liberal que tanto falam

    Esse ano que ele apertou o cu e fez essas recessão de impostos, lembrou que o discurso dele se baseia em populismo.

    Mas a maioria dos projetos dele são pra movimentar empresas fora do governo, galera que vota nele que é de esquerda mas o Lula é sim liberal brother.

    Eu nem sou 100% liberal, mas qual a última vez que o Lula falou de déficit? De redução de impostos, de complexidade jurídica, de privatizações, de reformas? Ou de qualquer política macroeconômica que se alinhe com o consenso liberal?

    O Lula não é liberal, pô. O cara ataca a autonomia do Banco Central semana sim semana também. Ele até foi um pouco mais de 2002 até 2006, mas o contexto era bem diferente, e ele só deu continuidade à política econômica que já vinha acontecendo nos anos 90.

    O Lula faz algumas concessões, como não poderia ser diferente numa democracia. E de vez em quando a realidade cobra e ele precisa atuar com racionalidade na economia, e o faz. Mas não é liberal, infelizmente

    E atuar pra favorecer empresas não tem nada a ver com liberalismo. Várias políticas anti liberais servem na prática pra favorecer algumas empresas em detrimento do resto da sociedade. Isso o Lula faz com gosto

  • Não é o oposto mas a maioria das pessoas só vê Bolsonarismo contra PT porque foi o que rolou nas últimas eleições. E vai ser assim nas próximas também.

    E entre um e outro eu prefiro o Lula.

  • Um tentou golpe. Se isso nao é extremista mas moderado como o pessoal aqui está comentando, o que seria extremo pra esse mesmo pessoal? O passo seguinte do Bozo seria uma prisao e morte de adversarios politicos.

  • Economicamente e de forma pragmatica ele é do centrao mas ele tem um discurso muito proximo a extrema direita mundial. É uma simplificação muito burra o pessoal dizendo “ah sao os dois centrao”. Lula é economicamente bem moderado, podem criticar mas passa muuuito longe de extrema esquerda

    O Lula de 1989 podia ser de extrema-esquerda, o Lula de 2002 já não era o Lula de 2022 muito menos.

    É desesperador como as palavras perderem o significado e as pessoas não são capazes de ver nem o óbvio.

    Esquerda radical é o campo que busca quebrar com a institucionalidade burguesa pelo campo socialista. Lula nunca, jamais propôs essa medida.

  • Saudades de quando não tinha tanta política nesse sub

    Tô pensando em bloquear. Tá quase chegando no nível do meJulgue

  • Lula, ainda mais hoje, é mais centro do que qualquer coisa

  • Ou aceitamos que os dois sao extremos, ou que nenhumdos dois sao.

    O lula definitivamente é o oposto de extremo, ele é extremamente criticado pela esquerda por ser muito brando em pautas da esquerda, muito conciliador.

    Nao é sobre isso.

    É sobre o que consideramos ser o extremo da direita e da esquerda.

    Se voce acha que o bolsonsro foi o extremo da direita, na concepcao de Direita no pais ou mundo

    Entao no da esquerta o lulo petismo tbm esta.

    É sobre isso.

    só pq sim ou tem algum argumento?

    É literalmente o mesmo uso de metrica para ambos os lados.

    Nós sabemos o que a extrema direita fez na historia da humanidade, e sabemos o que a extrema esquerda fez.

    Não é preciso ser uma paquita de politico local para concluir que atribuir o adjetivo Extremo a qualquer um dos dois é um exagero.

    Logo, se vamos subverter o termo e tornar aceitavel que um seja considerado, é porque o outro também é sob a mesma metrica.

    Conclusão obvia e equilibrada.

    Definitivamente não, temos muitos representantes MUITO mais de esquerda que o lula. Único extremo que o lula é, é extremo conciliador entre esquerda e direita. Mesmo dando uma guinadinha para a esquerda, ele definitivamente está mais para centro

    Assim como temos muito mais politicos de direita do que o bolsonaro.

    Eles, lula e bolso, sao muito parecidos em metodos. Usam retorica para convencer ignorantes, mas uma vez no poder, foram muito mais centro do que esquerda ou direita.

    Chamar um de comunista oitro de extrema direita, é apenas retorica policita demagoga para inflamar base ignorante.

    É uma pena que tenha gente que caia nisso.

    O povo amou brincar de polarizacao, nos contra eles, extremo isso, ultra aquilo, mas é tao patetico e distante da realidade, que nem vale a pena.

    Eu nao consigo levar nenhum dos dois extremos a serio.

  • Não, até porque o contrário da extrema esquerda seria a extrema direita, mas o Bolsonaro não é extrema direita, ele faz parte do Centrão, até ele mesmo admitiu isso.

    Eles são comparáveis porque os dois são do centro (O Lula e o PT foram de esquerda, mas isso já faz tempo), só que um pende mais para direita e o outro mais pra esquerda.

    O centrão não defende tortura. O centrão só quer poder e dinheiro.

    O centrão também falaria o que seja necessário para ganhar votos/simpatia, como, por exemplo, elogiar o torturador de alguém só porque essa pessoa é odiada por boa parte da população, como ele fez em 2016, quando todo mundo estava contra a Dilma.

  • Quem seria direita então para você?

  • Moço, o maluco de esquerda falou em pleno palco que tem que matar e enterrar todas as pessoas de direita e não foi considerado extremista, não tem como considerar ninguém como extrema esquerda porque tem deles defendendo até a Coreia do Norte em podcast sem retaliação alguma.

  • Na minha época, direita e esquerda era pra designar o parlamento francês durante a revolução. Dicotomia política não consegue explicar o espectro de hoje.

    Dito isso Bolsonaro é extremista sim, porém é um extremo idiota e não "extrema direita".

  • E essa imagem aí kkkkkkk

    Cara, sem brincadeira, é uma categoria de produto da shopee lkkkkkkk. Eu quando vi nao aguentei e dei print

  • spoiler: conceitualmente, não existe extrema esquerda. Quão mais a esquerda, mas revolucionário é o caráter. O termo correto seria esquerda revolucionária

  • Nem de esquerda o Lula é (atualmente).

  • É,  mas a galera ignora que a corrupção sistêmica do patê matou muito mais que o covid e desviou muito mais que as joias 

  • Apesar de eu odiar Bolsonaro e esperar que ele apodreça na cadeia. Ele nao é de extrema direita, ele é apenas um imbecil que chegou ao poder e nao soube o que fazer. E que de fato, na maior parte do seu governo, votou e esteve ao lado da esquerda e centro na maior parte das sua decisões, assim como seus filhos tbm.

  • Bolsonaro não é extremo de nada, conservadores de verdade diriam que ele é esquerdista pelos projetos q aprovou e vetou, não é de direita de verdade porque fez mais populismo que liberalismo, bolsonaro é no máximo extremo centro que baba ovo de ditadura apenas e covarde.

  • Bolsonaro não é extrema direita, mas não está tão longe considerando discurso, atuação política e econômica. Já Lula pode parecer mais próximo da extrema esquerda pelo discurso, mas pela atuação política e econômica ele se coloca mais perto da centro-esquerda. Para efeito comparativo, acredito que Caiado esteja mais pra centro-direita. Obs. Não sou estudioso de ciência política, então é só minha opinião desqualificada.

  • Bolsonaro e o PL não chegam nem perto de ser extrema-direita... E quem alega que eles são extrema-direita, tá passando vergonha no débito...

  • Impressionante não tirão o bozo da boca .

  • E quem disse que o neocon bolsonaro é extrema direita?

  • Man que preguiça de discutir com esquerdista do reddit

  • Lula não é extremista, de fato. E, talvez, essa seja a principal comparação entre eles. Bolsonaro é um extremista, enquanto o Lula segue uma política que pode ser chamada de "conciliadora". Independente de direita ou esquerda, Lula apresenta propostas de diálogo, enquanto Bolsonaro, abertamente, repudiava diálogos com a oposição.

  • Lula e Bolsonaro são populistas, se posicionam como opostos, se retroalimentam e... paro por aqui por conselho do advogado.

    São opostos porque estão na mesma posição em sua respectiva vertente: são a figura máxima da esquerda e da direita, constantemente sabotam aliados que possa vir a roubar seu protagonismo e são fortes o suficiente pra ter uma corrente política própria (bolsonarismo e lulismo / petismo).

    Nossa política melhoraria muito sem os dois.

  • Mais um post ruim nesse sub onde vamos ter discussão de qual corrupto é melhor. 

  • Sim, afinal a governança do Lula é liberal, embora os liberais de internet que nunca pegaram em um livro não saibam disso.

  • Ano que vem perto das eleições o Reddit estará infrequentável

  • Bolsonaro nem é extrema direita, quiçá direita.

  • Lula, o maior leberal que o brasa possui

  • Concordo, o certo seria o Rui Pimenta

  • É só isso agora esse sub, post de militância.

  • Bolsonaro é centro

  • Não é o oposto, é equivalente.

  • Bolsonaro dá check em ALGUNS requisitos de “extrema direita” e só!

  • E nem o Bolsonaro é de "extrema direita", os dois estão mais voltados para o centro, ou seja, estão do lado que mais favorecem os próprios interesses

  • Extremo pro seu gosto, bem, depende do gosto. Extremo pro eleitorado, por definição, nenhum dos dois é.

  • Bolsonaro mais centro direita que o Lula que e esquerda apenas.. alguém de DIREITA seria ravier milley.. bukelle.. etc.. aqui nesse país de comédia onde ter opinião e crime.. não sobra nada de bom e a pobreza sempre vai dominar pq não e do interesse político tirar o povo da pobreza...

  • Tá faltando a esquerda brasileira. Pq por enquanto, simplesmente não existe

    esquerda e direita autenticas é o que falta no brasil, a elite finge que briga e a gente acredita, esquerdistas e direitistas não estão lá na camara dos deputados, lá só tem centrão

  • Os dois são ladroes e golpistas cara🤡

  • "Os dois são a exata mesma coisa", diz o ovo desde o topo do muro.

    São "igualzinhos":

    Um foi responsável pelo SUS, PROUNI, Mais Médicos, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, domésticas com carteira assinada...

    O outro, por isenção de imposto de jetski e 700.000 mortes na pandemia.

    Indiscutível que são "a exata mesma coisa" rs

    Foi esse discursinho de "a mesma coisa" que colocou essa merd@ desse BOZO como possível presidenciável, aí depois VIMOS A CATÁSTROFE.

    Só por desencargo de consciência: você percebeu pelas aspas e risos que eu também estou criticando o discurso neutrolóide de "são a mesma coisa", certo?

    Meu comentário é de concordância, não de argumentação.

    Ah, certo. Imaginei isso, mas vamos combinar que o óbvio morreu em rede social, né?

    Por isso a pergunta

    domésticas com carteira assinada...

    Só esqueceu as outras 90% que não trabalham mais ou trabalham em regime de autônomo cof cof

    SUS, PROUNI, Mais Médicos, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida

    Na verdade foi o congresso, discutindo a viabilidade e colocando profissionais de políticas públicas pra conjecturar. Com a maior parte das políticas citadas já existirem com outro nome nos governos anteriores.

    Não esqueci rs... Isso não altera o fato que mencionei...

    Sobre o resto, "na verdade foi o congresso", eu nem respondo... Cada louco com sua mania. E "existirem" políticas citadas com outro nome nos governos anteriores, isso é um delírio...

    Escrevi para responder o outro mentiroso, mas ele me bloqueou:

    ""Programas sociais antigos"? Rs... Você tem vinte e poucos anos, né? Porque não é possível falar em "programas sociais antigos" depois de ter vivido os anos oitenta e os noventa, bicho...

    Pra não dizer que não tinha nada, tinha o PETI, Bolsa Escola e olhe-lá campanha de vacinação infantil e vacinação antirrábica...

    Mas vai lá. Conta pra mim de que "programas sociais antigos" você tá falando"

    ele não vai contar pq isso é só discurso repetido, a maioria nunca estudou nada e nem tem interesse em, só vê em um vídeo e sai repetindo

    Quando Umberto Eco criticou a internet como criticou, como megafone de imbecis, eu achei que tinha entendido e concordei.

    Só que, naquele então, eu nem sonhava o prejuízo que o orgulho da burrice nos causaria...

    É exatamente como você descreveu: escolhe por apetência uma posição prestabelecida, consome material merda alinhado em viés e reproduz com toda segurança e tranquilidade do mundo

    Mas você acabou de citar. Isso sem contar projetos que a própria Ruth Cardoso tocava como primeira dama.

    O problema de quem cita idade como argumento é que o QI não se mantém no tempo. Ao que parece estudar políticas públicas não é o seu forte.

    E sobre o Congresso... é sério? Competência fornal de instituir a lei que autoriza políticas públicas(e seu financiamento) e você me manda "cada louco com sua mania"?

    Realmente, umberto eco tinha razão. Pelo menos em uma coisa na vida dele. Não que você já tenha lido qualquer coisa sobre.

    "Projetos tocados", boyzinho?! Que doença...

    E não tem problema citar idade, porque ou vivência ou estudo real, e você não tem nem o mel nem a cabaça, tanto que citou "os projetos tocados", mas não nomeou absolutamente nada de útil e concreto. Ou seja: respondeu pelo orgulho de trazer "o ponto novo", mas não respondeu nada rs...

    E sobre o Congresso é sério, sim. Competência formal e meu ovo esquerdo, os dois a 80km/h? Quem ganha?

    E nada, zero de tabelar os "programas sociais antigos", das siriricas intelectuais de uma ex-primeira dama.

    Mas o abandono do assunto está em dia.

    Nada novo sob o sol

  • O lula é muito mais centrão que extrema esquerda, mas a polarização extrema da política faz parecer que ele é um comunista ditador

    Inclusive o Bolsonaro também não é extrema direita

  • Sao dois corruptos que não estão nem aí pro povo comum basicamente

    Resumiu

    No dia que aparecer algum político com propostas de baixar o próprio salário, de vereador, deputado, juízes, presidente, etc, retirar todas as regalias desnecessárias deles e seus partidos, aumentar carga horária pra 6x1 que nem CLT aí sim eu vou ter alguém pra votar.

    Na véspera do dia que aparecer um político assim, ele desaparece

    Não sei se isso um dia vai acontecer, mas adoraria

  • Lula teria que manfiestar interesse num genocídio, coisa que jamais chegamos perto de ouvir.

  • Lula e bolsonaro nem devem saber o que é esquerda ou direita

  • Mais um post merda pra caralho!!! Ninguém precisa "ser de extrema" canhota ou direita pra ser merda como esses dois!!! Mas vc precisa muito de um extremo VSF pra deixar de ser merda!!!

  • Os dois são entreguistas corruptos. São bem comparáveis.

  • Os dois são faces distintas da mesma moeda. Enquanto vocês não acordarem pra essa merda, nada vai mudar, vão ser sempre gado do Bolsopetismo.

  • [deleted]

    Troque Bolsonaro por Lula nesta mesma frase e veja como faz total sentido pra ~50% dos eleitores

    Lula nunca quis ser ditador e jamais tramou golpe de estado

  • Ou seja: Lula e Bolsonaro nao sao comparáveis

    Claro que não. Lula é o maior ladrão da história da humanidade. Ninguém se compara a ele.

  • Um fez mensalão. Outre petrolao

    Literal mesmo esquema

    Errrrr... As duas coisas foram feitas pelo painho e sua gangue

    Puta merda verdade. Confundi com o Tratolao

    É tanto esquema que a gente confunde as vezes...

  • Seria oposto se fosse honesto. Discurso diferente mas com estilo igual de governo, com muito peculato.

  • Não é não, você que é 🙄

  • Espera mais 20 anos e vc vai ver que sim, são comparáveis.

  • Lula, não tem poder para governar somente com pautas de esquerda, nem mesmo a direita consegue ser fiel aos seus ideais, pois em uma democracia não se impõe a sua ideologia a qualquer custo, assim sendo somente em uma ditadura se vê um governo fiel a suas ideologias. Veja o ex presidente, que já é taxado de comunista 😂😂😂, o problema do país vai muito além de ideologias políticas.

  • Rapaziada, tá na cara que ambos são "Extrema O que me der voto"

  • Eu concordo. Bolsonaro e Lula são merdas completamente diferentes.

    São os seus fãs que são todos a mesma merda.

  • os dois sao a msm fita velhos sem vergonhas, a diferença é que o sindicalista é mais malandro e n fala tanta abobrinha

  • Agora pronto kkkkkk

  • Nem Lula e nem Bolsonaro são extremos. "Extrema alguma coisa" é só pra tentar manchar algum lado.

  • Lula extrema esquerda, bolsonaro esquerda

  • O que eu acho mais engraçado é que o povo só vê discurso e não vê ações. Bolsonaro e Lula são iguais porque ambos são centrão, ambos ajudam banco, favorecem corrupção, fazem política eleitoreira... É só você escolher o seu sabor de centrão, tem centrão sabor povo sofrido e tem centrão sabor anti comunista... Mas é tudo centrão.

  • Então os dois são péssimos, e sinceramente acredito que eles estão juntos, admito que não entendi a sua afirmação, parece q vc está dizendo que o Bolsonaro é de extrema direita, coisa q ele n é, tanto q ele n fez nada daquilo q ele prometeu e votou ao lado do pt inúmeras vezes e o Lula claramente n tem a mínima ideia de nada, ele só sabe inventar número para enganar gente ignorante, n acredito q ele se quer saiba o próprio posicionamento, só ouviu um discurso e pensou q deveria fazer parte daquela grupo, no fim os dois são piões

    P.S: só para lembrar q a diferença entre direita e esquerda é simples

    Direita: apoia o livre mercado, ou seja, vc tem q ter autonomia para abrir um negócio e administrá-lo com intervenção mínima do estado

    A moral só entra para fazer algumas divisões, mas no fim vc pode pode apoiar todas as causas q são atreladas a esquerda e ainda s ser de direita, desde que vc apoie o livre mercado e estado mínimo

    Lembrando que estado mínimo se refere ao estado cuidar da saúde, segurança e educação, no caso ainda teria exército, polícia, escola pública e hospital público e claro ainda da liberdade para existirem sistemas particulares

    E lembrando q extrema direita ou esquerda n se refere a ações radicais, como ataques ou violência, extrema direita se refere a direita q acredita ou apoia a moral cristã, já no caso da esquerda seria o apoio ao modelo comunista

    E para ser de esquerda vc só precisa apoiar um modelo a favor do estado, ou seja, o estado é responsável por quase tudo, oq gera muitos impostos, afinal vc terceiriza TD para o estado, viagens, segurança, mercado, educação, segurança, combustível, compra e venda de carros e qualquer coisa q vc pensar, logo abrir o próprio negócio extremamente difícil, quando n impossível

    Ou seja direita e esquerda são modelos econômicos e apenas isso, a moral só entra para classificar onde vc se encaixa dentro de um espectro político, q n é totalmente homogêneo, afinal vc pode discordar de várias pautas dentro deste espectro

  • O estado e os políticos não são seus aliados, são inimigos da população. O estado só existe para roubar a população e ajudar os seus membros. Não caiam na propaganda estatal de que o estado é bom e necessário, pois não é.

    Se você quer combater o estado, é preciso estudar e colocar em prática o que aprendeu.

    1 - Práticas contra o estado

    Plataforma de mensagens com servidores descentralizados - [Matrix] - https://matrix.to/#/#liberdade.expressao:matrix.org

    Rede social descentralizada - Nostr - https://primal.net/search/%23nostrbrasil

    Moeda descentralizada - Bitcoin - https://bitcoiner.guide/

    Plataforma de vídeos descentralizado - Odysee/LBRY - https://odysee.com/ - https://lbry.com/

    Site com dicas de aplicativos de código aberto e focados em privacidade - https://www.privacyguides.org/en/

    Rejeitar a política, não apoiar nenhum político.

    Aprender e práticar o agorismo.

    2 - Estudo de economia, filosofia e política

    Canais para acompanhar:

    Papo Libertário - https://www.youtube.com/@Papo_Libertario

    Instituto Rothbard - https://www.youtube.com/@InstitutoRothbardBrasil/

    Instituto Mises - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil

    Sites:

    Instituto Rothbard: https://rothbardbrasil.com/

    Instituto Mises: https://mises.org.br/

    Gazeta Libertária: https://gazetalibertaria.news/

    Leitura de livros:

    O Manifesto Libertário: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/04/manifestolibertario_SF.pdf

    A ética da liberdade: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/04/A-etica-da-liberdade-PDF.pdf

    A Escola Austríaca: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/04/Escola-Austriaca-Mercado-e-criatividade-empresarial-WEB.pdf

    A Anatomia do Estado: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2021/10/A-anatomia-do-estado_new.pdf

    A Economia e a Ética da Propriedade Privada: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/08/Economia-e-Etica-da-Propriedade-Privada.pdf

    Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/04/Uma_teoria_do-Socialismo_e_do_Capitalismo.pdf

    Poder e Mercado: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/04/poder-mercado-1.pdf

    Ação Humana – Um Tratado de Economia: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/arquivos/acao-humana.pdf

    A Grande Ficção: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2023/01/A-Grande-Ficcao_HOPPE_livro-completo.pdf

    Homem, Economia e Estado – com Poder & Mercado: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/07/Homem-Economia-e-Estado-IR.pdf

  • O bolsonaro é extrema direita agora? Amigo... Se você dialogasse com um extremista de direita real, você teria um derrame.

    É pq qualquer maluco que esteja mais a direita que o Bolsonaro está preso por crimes contra menores ou é incapaz de uma frase complexa que não envolva ódio. Existe um certo limite de extrema direita antes do ódio fundir o cérebro do maluco.

  • Centro tudo igual, come bem com seu dinheiro e te bota pra mamar.

  • A Esquerda chama o Bolsonaro de Centrão e Extrema Direita de acordo com a conveniência do dia

  • Bolsonaro é neocon liberal. Isso nunca seria extrema-direita.